quinta-feira, 24 de julho de 2014

VIZINHA BABI

Chamo. Os pingos caem sobre minha cabeça.
A visita de São Paulo recepciona.
Ela está na cozinha. Eu devo entrar.
Joana. Me chamo Joana. Ela diz.
Jonas. Meu nome é Jonas. Digo eu.
Atravesso a sala. A visita está trabalhando em um baseado.
Na cozinha, Babi termina de enxaguar a última colher.
Entro. Os pés limpo num tapete de crochê em formato de coração.
Beijo o rosto demoradamente. É minha amiga.
Ela fala sobre como é dividido entre eles,
os outros três que moram com ela, o alimento.
Encosto o ombro na geladeira.
É melhor guardar as coisas que queremos que não comam. Diz ela.
É melhor porque você sabe, a fome é poderosa, algo de imoral.
Lá é assim também. Precisa ser.
O dinheiro está aqui.100 reais.
Um dinheiro que eu devo da pia.
Eu preciso ir embora. Anuncio.
Deixo sobre o console o dinheiro que devo.
Comprei parcelado.
Acho que preciso mesmo ir. Confesso.
Sou tímido.
Mas não está chovendo? Está chovendo!
E o baseado que a Jô tá enrolando?
Aliás, cara, rachou! Eu precisava do dinheiro.
Vocês gostaram? Da pia.
É uma boa pia.
Cada um lava a louça que sujar.
Bem. Ir embora eu? Acho que vou esperar pelo fino.
Sim, é melhor. Olha essa chuva.
Vou até a porta e olho a chuva.
Uma chuva que precisávamos.

Ih. vê a luz? A luz tá fraca. Logo acaba a energia.
Ela caminha. Senta na cama que tem na sala.
Joana acende.
Eu fumo paieiro, apesar de forte.
Joana gosta mais de cigarros Light.
Minha amiga gostava do Eight, mas enjoou.
Eu fumo Eight. Mais acessível.
Ela volta à cozinha. Trás café num homúnculo-xícara.
Quer um gole?
Eu quero. Quanto tempo não sinto esse gosto.
Eu amo.
E em São Paulo? Pegunto.
Você vai trabalhar caminhando?
Queria fazer algum exercício. Talvez.
Sim. 15 minutos até a estação. Daí, metrô.
Aqui levo 20 minutos. O coração dói por conta do cigarro.
Que tal a gente correr um dia?
A minha me olha.
A outra também.
Nunca. A morte, prefiro.
Não penso em fazer exercício, já basta essa caminhada diária. Da vida.
Joana também foge do esforço. Ela é artista.
Ah, e pra comprar verdura? Minha amiga essa semana comerá como vegetariana.
você também é, não é?
Eu sou também.
Cruzo as pernas. A luz esta bem fraca.
O baseado já na ponta.
Acendemos os cigarros. Três.
Dois Light. Um Eight.

A mulherzinha disse que os buracos é por que colocaram pouco agrotóxico.
Os bichos comem.
Daí só compro aquelas cheias de buracos.
Gente. Vê esse vídeo.
Mostro o vídeo.
Ah, maravilhoso.
Fiz no trabalho. Eu digo, vermelho.
Muito engraçado. Criativo.
Me sinto feliz. Mesmo com os pés molhados.
Bem, foi um prazer. Preciso ir.
Tenho ares de compromissado.
Foi um prazer também. É Jonas?
E a baleia Jonas?
Risadas.
É Diego na verdade.
Mas e a chuva, também é mentira?
A chuva é uma face da mentira.
A energia acabou. É minha deixa.
A energia acabou.
E também, é aqui pertinho.
É, ele mora onde morava eu. Do lado.
Vocês vão ficar bem no escuro?
Acenderemos uma vela. Ha, ha, ha.
Eu prefiro o escuro, na verdade.
Eu também. Gosto principalmente da chuva.
Eu amo.
Adeus irmãs. Um beijo.
Foi um prazer cara.
A gente marca pra beber essa semana.
A gente marca.


Nenhum comentário: